CONHEÇA OS CAUSOS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

As pastorinhas - Maria Aparecida Sales Ribeiro

Maria Aparecida Sales Ribeiro, nasceu na zora rural de Luminárias mas se mudou para a cidade de Itumirim, onde se casou e criou os filhos. Há cerca de 18 anos ela organizou um grupo de pastorinhas. No vídeo a seguir ela conta no que consistia esse grupo.

As pastorinhas - Maria Aparecida Sales Ribeiro
Bom, esse... é uma estória, né? Uma estória não, um caso verídico de todas as cidades, né? Que... Vem de muitos anos atrás, a estória das pastorinhas, como existe, é... Embaixada de Reis e outras coisa que se faz pra angariá dinheiro, donativos pra reforma de igreja, construção de igreja, católica, né?
Então, aqui em Itumirim, eu consegui montá um grupo de pastorinha, na época eu tinha a minha filha que era adolescente e meus filho eram pequenos. Então eu não trabalhava fora porque eu tinha que cuidá dos meus filho e da minha casa.
Aí nós montamos as pastorinha. Que era muito divertido e muito bom, era feito com muita alegria, com muita... sabe? Só que era bem ensaiadinho, coisa bem feitinha, com muita fé. Tinha as menininha que tocava violão...
Então aí eu resolvi montá e montei: são oito pastorinha, uma Nossa Senhora, um violeiro e uma senhora mais, assim, de mais responsabilidade pra cuidá das meninas. Onde a gente ia de casa em casa, cada uma com um bastão. Era lindo, lindo...
Eu tenho vontade de fazê isso de novo, um dia eu vô fazê, eu vô montá de novo.
Onde a gente ia de porta em porta. Cantava pedindo a esmola, expricando que era pra barraquinha ou pra igreja. E a gente pedia esmola, esperava recebê, né? O donativo, que era falado esmola mesmo, que era esmola pra igreja. Depois disso a gente cantava agradecendo.
Era muito divertido. A gente chegava em muitas casa, aquelas pessoa assim de bem idade, recebia a gente com o maior carinho. A gente carregava um Menino Jesus, a Nossa... a menina vestida de Nossa Senhora carregava a imagem do Menino Jesus.
E nós íamos pra zona rural, pras fazenda. Divertia muito porque vaca corria atrás da gente... cachorro... a gente se perdia nas trilha... Era muito divertido.
Só que era feito com muita fé, as vêis a gente rezava terço no caminho, chegava em algumas casa da zona rural, eles davam um lanche pras menina. E com isso era muito lindo, muito lindo...
É uma coisa que não pode deixá acaba. É... eu acho que inda existe em algum lugar em Minas que eles ainda sai com as pastorinha. Eu saí deve tê mais ou menos uns quatorze anos que eu sai com um grupo de pastorinha. Fomos ao Macuco, Rosário, percorremo Itumirim inteirinha, a zona rural. Onde angariamo bastante, mas muito mesmo! Depois, no final do dia era contado aquele, aqueles donativos, anotado numa caderneta.
Na zona rural a gente ganhava porco, galinha... Só que a gente, não tinha condição de carregá, ia carro, né? Da prefeitura, da igreja ou algum amigo ia buscar pra gente pra conseguí dinheiro pra construção das igreja, ou reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário